terça-feira, 16 de dezembro de 2008

Uma agradável surpresa: Teen Titans Year One

Ou talvez não tenha sido assim tanto, pois a equipa criativa envolvida anunciava, pelo menos ao nível da arte, algo de qualidade superior.
Quando foi anunciada a série Teen Titans: Year One decidi ter paciência e esperar pelo TPB que reúne os 6 números.

A curiosidade foi muita, pois a arte dos artistas responsáveis por esta série - Karl Kerschl, Serge Lapointe e Steph Peru - é mesmo apelativa e já tinha tido o prazer de contactar com ela, por exemplo em All-Flash #1 e em Flash: the fastest man alive, mas achei que estas séries Year One, em que a DC tem vindo a apostar recentemente, valem a espera para serem guardadas em TPB (tive recentemente outra agradável surpresa com o Metamorpho: Year One TPB). E embora o argumento possa não ser do mais interessante que já vi - talvez um pouco elementar de mais para o meu gosto (mas enfim, é uma história dos Teen Titans nas suas origens - alguma ingenuidade e simplicidade faziam sentido...) - a arte não desapontou minimamente.
Num estilo cartoony que associaria facilmente a séries de animação televisivas, as personagens ganham vida pela cor exuberante e pelas linhas estilizadas mas agradáveis, que conferem expressividade aos rostos, oferecendo-nos a espaços sequências verdadeiramente cómicas que tornam uma gargalhada inevitável.
Embora se possa alegar que nada disso aconteceria se o argumento não fosse bom à partida, julgo que o talento destes artistas é fundamental para fazer sobressair o que o argumento tem de melhor: a jovialidade de (pretendentes a) super-heróis que são ao mesmo tempo adolescentes.
Não sendo um épico de tirar fôlego, correspondeu muito bem às expectativas que eu tinha. Por essa razão, não posso dar-lhe menos do que 8 valores em 10.

Sem comentários: