domingo, 4 de janeiro de 2009

JLA #27 e o regresso de personagens desaparecidas

Entre um panorama desolador de histórias ensossas que Dwayne McDuffie nos tem trazido, eis que o número 27 me surpreendeu com uma história de fazer aguardar com expectativa a próxima edição. O regresso das personagens do Universo Milestone prometia e, nesta primeira parte, não desiludiu, mesmo apesar de as personagens em questão serem apresentadas de forma algo dúbia aos leitores que, muitos deles, não os conhecerão muito bem (e é o meu caso). Não se percebe bem de que lado se encontram, mas haverá oportunidade para clarificar tudo isso na próxima edição, com certeza.
Até agora, no entanto, o que considero o melhor deste número é o regresso da Dr. Light, mais uma personagem dos anos 80 a ser recuperada neste final da primeira década do século XXI. O revivalismo que se tem vindo a fazer sentir não me desagrada, especialmente quando se trazem de volta personagens que nos últimos anos têm andado praticamente desaparecidas e que eu conheci apenas de forma muito superficial no meu primeiro contacto com os comics americanos já lá vai uma dúzia de anos, ainda por via das revistas da Abril. A Dr. Light é por isso um regresso refrescante: uma oportunidade de rever uma personagem com quem simpatizei mas que não tive oportunidade de conhecer muito bem, agora à luz das histórias mais negras e psicológicas que caracterizam os Comics dos nossos tempos e não das histórias ingénuas e até simplórias dos anos 80.

Sem comentários: