quarta-feira, 15 de abril de 2009

Comic books vs TPBs

Desde que deixei de acompanhar as minhas personagens preferidas apenas em TPBs e regressei às assinaturas de comic books, que me debato com vários dilemas.
Um deles, o que suscita hoje este desabafo, prende-se com a forma de ler as histórias. Como ler um arco? Ler número a número da revista, cada parte da história à medida que ela vai saindo? Ou esperar que todos as partes de dado arco tenham sido publicadas e só então ler todos números de enfiada?
Não sei qual o costume que predomina. Sei de pessoas que optam pela segunda alternativa; eu normalmente vou acompanhando as histórias mês a mês.
Contudo, como me apercebi de um dos principais defeitos desta opção - já não me lembrar do episódio anterior quando chega o novo -, experimentei a segunda alternativa.
Recebi ao mesmo tempo os JSA #23 e 24 e, faltando apenas o JSA #25 pensei: "vou aguardar um mês e depois leio a história completa de uma assentada". Mas a experiência não correu bem. Comecei a sentir saudades das personagens (sim, eu sinto saudades das personagens, por estranho que possa parecer!) e não resisti a ler as duas partes que já tinha.
E resolvi fazê-lo também porque comecei a matutar nesta questão e a pensar que esperar até ter um arco completo para poder ler os comics era muito parecido com esperar pelos trades (ou pelos hardcovers). E como foi por não querer esperar pelos trades e para poder acompanhar o desenvolvimento das histórias mensalmente que tinha decidido voltar a coleccionar comic books em detrimento dos trades, achei que não fazia sentido ter ali os comics parados à espera que eu os lesse. Cedi ao seu apelo e li-os.
Se me arrisco a voltar a sentir que quando leio um novo número já não me recordo bem do que está para trás? Arrisco, sim senhor. Mas a piada também está aí, uma vez que depois dessa experiência, posso saborear os mesmos comics de uma forma diferente relendo toda a história de fio a pavio. Os comics tornam-se, assim, ainda mais parecidos com séries de tv: os episódios são vistos espaçadamente e nem sempre nos lembramos do que aconteceu antes; mas no fim temos a oportunidade de reler todo o arco, como quem vê uma temporada de uma série depois de editada em DVD!

1 comentário:

madmax disse...

Excelente Post.

Quando o procurei, procurava de facto uma resposta a essa pergunta e talvez me possa ajudar nesse sentido.
Quando era puto lia aquelas revistas traduzidas e que se vendiam nos quiosques, depois deixei a banda desenhada para só agora em adulto, ter voltado a esse mundo fabuloso.
No entanto ainda tenho poucos recursos e muita inexperiência seja nos autores mais sonantes, seja também nas publicações.
Neste momento recebo duas revistas distintas, uma da Marvel outra da D.C, gostaria no entanto de lhe colocar uma questão?
Qual deve ser a melhor abordagem? Claro que compro PaperBacks quando tenho dinheiro, mas n deixo de receber outros Comics, no entanto como poderei eu ter um panorama mais abrangente de diferentes personagens se para perceber o que se passa na história tenho de ter todos os números??? É nessa altura que devo comprar um PaperBack?
Comics e Paperbacks devem ser conjugados para se melhor perceber a cronologia e narrativa!?
E o que dizer quando entro nas lojas da especialidade de Lisboa e me apetece comprar um número duma série que já vai a meio ou a terminar?
Tenho me deparado com comics mais bem desenhados e escritos do que aqueles que estou a ler, mas uma vez que os começei não os vou deixar agora. Podemos trocar experiências!?
Tenho um bloge no qual, entre outras coisas, também falo de B.D.

Saudações.