sábado, 25 de abril de 2009

Final Crisis - a 3.ª leitura

E já vão 3! Acalentava uma secreta esperança de que a Final Crisis, que número após número apenas me ia desapontando mais, me demonstrasse estar errado e que uma leitura atenta e seguida dos #1 a 7 desta saga me desvendasse o segredo desta série e me proporcionasse o mesmo grau de excitação que tanta gente aparentemente sentiu ao lê-la. Mas não.
Com uma grande dose de boa vontade, até ao #6 a história ainda consegue ter algum sentido e continuidade. Mesmo assim, continuo a achar que muita coisa se passa fora da série e que deve ser mesmo necessário ler os inúmeros spin-offs que foram surgindo para compreender muito do que é referido na Final Crisis. Até se até ao #6 é assim, o #7 é mesmo indescrítivel. Nada parece estar relacionado com os números anteriores, de tal forma tudo mudou; parece que entre o #6 e o #7 devia ter havido vários episódios que simplesmente foram saltados.

Conclusão: mantém-se a minha impressão de que esta saga foi uma perda de tempo e dinheiro. Nada de novo ao Universo DC se trouxe e, passada a Crise, nos restantes títulos parece tudo manter-se na mesma, praticamente sem referências a essa saga propagandeada como a saga cósmica que era "o dia em que o mal vencia!".

Sem comentários: